Nascar

Diversas provas amadoras de stock car já eram disputadas em estradas de terra e de asfalto nos Estados Unidos na década de 1940. Porém, não existia nenhuma entidade que ajudasse a regulamentar e padronizar o esporte para que ele começasse efetivamente a crescer. Foi então, que, em dezembro de 1947, Bill France, um famoso promotor de corridas americano, convocou seus colegas de automobilismo para uma reunião celebrada no Hotel Streamline, em Daytona Beach, na Flórida, para a criação da Nacional Association For Stock Car Auto Racing ou, simplesmente, NASCAR.

Em fevereiro de 1948, France organizou a primeira prova regulamentada da NASCAR, que terminou com a vitória de Red Byron, uma lenda já consolidada da stock car americana. Já a primeira corrida de campeonato foi disputada no Charlotte Motor Speedway, na Carolina do Norte, em 1949. Jim Roper, piloto do Kansas, venceu.

Com o objetivo de tornar o evento maior, promover corridas mais rápidas e encher as arquibancadas, os diretores da NASCAR permitiram modificações nos carros que trouxeram performance e segurança. Além disso, um grupo de empresários construiu o primeiro autódromo oficial de asfalto na cidade de Darlington, na Carolina do Sul, em 1950.

Com o sucesso do primeiro grande circuito, Bill France usou sua influência para criar um autódromo ainda maior. Associando carros velozes à bela imagem da praia, France foi o mentor do projeto de construção do Daytona International Speedway, em Daytona Beach, na Flórida. O espaço se tornou palco da Daytona 500, principal prova da categoria, que foi criada para rivalizar com as 500 milhas de Indianápolis, da Fórmula Indy.

Evolução

Foi na Daytona 500 de 1960 que ocorreu um dos mais graves acidentes da NASCAR. Logo na primeira volta da corrida, 37 dos 68 carros colidiram, causando vários capotamentos. O episódio mexeu com os organizadores do evento, que adotaram regras mais rígidas de segurança e determinaram que os carros deveriam ser construídos especificamente para a competição.

As evoluções atingiram o campo da publicidade, do marketing e do televisionamento nos anos 1970, quando a Nascar passou a ter naming rights, pagar prêmios milionários e ter as primeiras corridas transmitidas ao vivo pela CBS, em 1979. Isso mudou o conceito da categoria a partir de 1980. De marcas de café a produtos como detergentes, todos queriam patrocinar a NASCAR nos Estados Unidos.

Em 1990, houve a primeira tranmissão ao vivo de todas as etapas de um campeonato. A categoria não parou de evoluir e no novo milênio estabeleceu parãmetros que perduram até hoje. Enetre eles, o nome oficial da principal cartegoria: a NASCAR Sprint Cup. No período 2006-2010 surge o primeiro pentacampeão - Jimmie Johnson, que ganhou também o campeonato de 2016.

Campeões por temporada

Ano Piloto (Títulos) Número Carro Largadas (Total de Corridas) Vitórias Top 10s (Entre os 10 primeiros) Poles Pontos (vantagem)
1949 Red Byron 22 Oldsmobile 6 (8) 2 4 1 842.5 (117.5)
1950 Bill Rexford 60 Oldsmobile 17 (19) 1 11 0 1959 (110.5)
1951 Herb Thomas 92 Hudson Hornet 34 (41) 7 18 4 4208.45 (146.2)
1952 Tim Flock 91 Hudson Hornet 33 (34) 8 25 4 6858.5 (106)
1953 Herb Thomas (2) 92 Hudson Hornet 37 (37) 12 31 12 8460 (646)
1954 Lee Petty 42 Chrysler New Yorker 34 (37) 7 32 3 8649 (283)
1955 Tim Flock (2) 300 Chrysler 300 39 (45) 18 33 18 9596 (1508)
1956 Buck Baker 300B Chrysler 300 48 (56) 14 39 12 9272 (704)
1957 Buck Baker (2) 87 Chevrolet 40 (53) 10 38 6 10716 (760)
1958 Lee Petty (2) 42 Oldsmobile 50 (51) 7 43 4 12232 (644)
1959 Lee Petty (3) 42 Plymouth 42 (44) 11 35 2 11792 (1830)
1960 Rex White 4 Chevrolet Impala 40 (44) 6 35 3 21164 (3936)
1961 Ned Jarrett 11 Chevrolet Impala 46 (52) 1 34 4 27272 (830)
1962 Joe Weatherly 8 Pontiac 52 (53) 9 45 7 30836 (2396)
1963 Joe Weatherly (2) 8 Pontiac 53 (55) 3 35 6 33398 (2228)
1964 Richard Petty 43 Plymouth Sport Fury 61 (62) 9 43 8 40252 (5302)
1965 Ned Jarrett (2) 11 Ford Galaxie 54 (55) 13 45 9 38824 (3034)
1966 David Pearson 6 Dodge Charger 42 (49) 15 33 7 35638 (1950)
1967 Richard Petty (2) 43 Plymouth Satellite 48 (49) 27 40 18 42472 (6028)
1968 David Pearson (2) 17 Ford Torino 48 (49) 16 38 12 3499 (126)
1969 David Pearson (3) 17 Ford Torino 51 (54) 11 44 14 4170 (357)
1970 Bobby Isaac 71 Dodge Charger 47 (48) 11 38 13 3911 (51)
1971 Richard Petty (3) 43 Plymouth Satellite 46 (48) 21 41 9 4435 (364)
1972 Richard Petty (4) 43 Plymouth Satellite 31 (31) 8 28 3 8701.4 (127.9)
1973 Benny Parsons 72 Chevrolet Chevelle 28 (28) 1 21 0 7173.8 (67.15)
1974 Richard Petty (5) 43 Dodge Charger 30 (30) 10 23 7 5037.75 (567.45)
1975 Richard Petty (6) 43 Dodge Charger 30 (30) 13 24 3 4783 (722)
1976 Cale Yarborough 11 Chevrolet Chevelle 30 (30) 9 23 2 4644 (195)
1977 Cale Yarborough (2) 11 Chevrolet Malibu 30 (30) 9 27 3 5000 (386)
1978 Cale Yarborough (3) 11 Oldsmobile Cutlass 30 (30) 10 24 8 4841 (474)
1979 Richard Petty (7) 43 Chevrolet Monte Carlo 31 (31) 5 27 1 4830 (11)
1980 Dale Earnhardt 2 Chevrolet Monte Carlo 31 (31) 5 24 0 4661 (19)
1981 Darrell Waltrip 11 Buick Regal 31 (31) 12 25 11 4880 (53)
1982 Darrell Waltrip (2) 11 Buick Regal 30 (30) 12 20 7 4489 (72)
1983 Bobby Allison 22 Buick Regal 30 (30) 6 25 0 4667 (47)
1984 Terry Labonte 44 Chevrolet Monte Carlo 30 (30) 2 24 2 4508 (65)
1985 Darrell Waltrip (3) 11 Chevrolet Monte Carlo 28 (28) 3 21 4 4292 (101)
1986 Dale Earnhardt (2) 3 Chevrolet Monte Carlo 29 (29) 5 23 1 4468 (288)
1987 Dale Earnhardt (3) 3 Chevrolet Monte Carlo 29 (29) 11 24 1 4696 (489)
1988 Bill Elliott 9 Ford Thunderbird 29 (29) 6 22 6 4488 (24)
1989 Rusty Wallace 27 Pontiac Grand Prix 29 (29) 6 20 4 4176 (12)
1990 Dale Earnhardt (4) 3 Chevrolet Lumina 29 (29) 9 23 4 4430 (26)
1991 Dale Earnhardt (5) 3 Chevrolet Lumina 29 (29) 4 21 0 4287 (195)
1992 Alan Kulwicki 7 Ford Thunderbird 29 (29) 2 17 6 4078 (10)
1993 Dale Earnhardt (6) 3 Chevrolet Lumina 30 (30) 6 21 2 4526 (80)
1994 Dale Earnhardt (7) 3 Chevrolet Lumina 31 (31) 4 25 2 4694 (444)
1995 Jeff Gordon 24 Chevrolet Monte Carlo 31 (31) 7 23 8 4614 (34)
1996 Terry Labonte (2) 5 Chevrolet Monte Carlo 31 (31) 2 24 4 4657 (37)
1997 Jeff Gordon (2) 24 Chevrolet Monte Carlo 32 (32) 10 23 1 4710 (14)
1998 Jeff Gordon (3) 24 Chevrolet Monte Carlo 33 (33) 13 28 7 5328 (364)
1999 Dale Jarrett 88 Ford Taurus 34 (34) 4 29 0 5262 (201)
2000 Bobby Labonte 18 Pontiac Grand Prix 34 (34) 4 24 2 5130 (265)
2001 Jeff Gordon (4) 24 Chevrolet Monte Carlo 36 (36) 6 24 6 5112 (349)
2002 Tony Stewart 20 Pontiac Grand Prix 36 (36) 3 21 2 4800 (63)
2003 Matt Kenseth 17 Ford Taurus 36 (36) 1 25 0 5022 (90)
2004 Kurt Busch 97 Ford Taurus 36 (36) 3 21 1 6506 (8)
2005 Tony Stewart (2) 20 Chevrolet Monte Carlo 36 (36) 5 25 3 6533 (35)
2006 Jimmie Johnson 48 Chevrolet Monte Carlo SS 36 (36) 5 24 1 6475 (56)
2007 Jimmie Johnson (2) 48 Chevrolet Monte Carlo SS 36 (36) 10 24 4 6723 (77)
2008 Jimmie Johnson (3) 48 Chevrolet Impala SS 36 (36) 7 22 6 6684 (69)
2009 Jimmie Johnson (4) 48 Chevrolet Impala SS 36 (36) 7 24 4 6652 (141)
2010 Jimmie Johnson (5) 48 Chevrolet Impala 36 (36) 6 23 2 6622 (39)
2011 Tony Stewart (3) 14 Chevrolet Impala 36 (36) 5 19 1 2403 (0)1
2012 Brad Keselowski 2 Dodge Charger 36 (36) 5 23 0 2400 (39)
2013 Jimmie Johnson 48 Chevrolet SS 36 (36) 6 24 4 2419 (19)
2014 Kevin Harvick 4 Chevrolet SS 36 (36) 5 20  8 5043 (1)
2015  Kyle Busch 18 Toyota 25 (36) 5 16 1

5043 (1)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade