O Mundial de Rally começou a ser disputado em 1973. Realizada exclusivamente na Europa, a competição homologada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) ficou até 1976 ser reconhecer o piloto campeão. Apenas a equipe e o construtor eram declarados vencedores a cada temporada.

O italiano Sandro Munari, em 1977, foi o primeiro piloto a conquistar o título de campeão do Mundial de Rally. Em inglês, a competição leva o nome de World Rally Championship e é reconhecida mais pela siga: WRC. Hoje, o campeonato se espalha por 14 países, incluindo três fora do continente europeu: Argentina, México e Austrália.

O francês Sebastien Loeb é o maior vencedor da categoria. Ele dominou o WRC entre 2004 e 2012, conquistando nove títulos. Ao deixar o Mundial de Rally, um compatriota passou a ocupar seu lugar. Agora é o também francês, e xará, Sebastein Ogier quem tem o monopólio da competição. São três títulos (2013, 2014 e 2015). A Finlândia, com 14 títulos, é o país mais vencedor.

Entre os construtores, a francesa Citroen é a mais acumula campeonatos, com oito títulos. Assim como na Fórmula 1, o WRC serve de laboratório para os fabricantes de veículos. Os carros são expostos às mais rigorosas condições climáticas e de pista, fornecendo dados importantes para o desenvolvimento de motores e outros componentes.

Veja todos os campeões do WRC
2015 - Sebastien Ogier-França (Volkswagen)
2014 - Sebastien Ogier-França (Volkswagen)
2013 - Sebastien Ogier-França (Volkswagen)
2012 - Sebastien Loeb-França (Citroën)
2011 - Sebastien Loeb-França (Citroën)
2010 - Sebastien Loeb-França (Citroën)
2009 - Sebastien Loeb-França (Citroën)
2008 - Sébastien Loeb-França (Citroën)
2007 - Sébastien Loeb-França (Citröen)
2006 - Sébastien Loeb-França (Citroën)
2005 - Sébastien Loeb-França (Citroën)
2004 - Sébastien Loeb-França (Citroën)
2003 - Petter Solberg-Noruega (Subaru)
2002 - Marcus Grönholm-Finlândia (Peugeot)
2001 - Richard Burns-Inglaterra (Subaru)
2000 - Marcus Grönholm-Finlândia (Peugeot)
1999 - Tommi Mäkinen-Finlândia (Mitsubishi)
1998 - Tommi Mäkinen-Finlândia (Mitsubishi)
1997 - Tommi Mäkinen-Finlândia (Mitsubishi)
1996 - Tommi Mäkinen-Finlândia (Mitsubishi)
1995 - Colin McRae-Escócia (Subaru)
1994 - Didier Auriol-França (Toyota)
1993 - Juha Kankkunen-Finlândia (Toyota)
1992 - Carlos Sainz-Espanha (Toyota)
1991 - Juha Kankkunen-Finlândia (Lancia)
1990 - Carlos Sainz-Espanha (Toyota)
1989 - Massimo Biasion-Itália (Lancia)
1988 - Massimo Biasion-Itália (Lancia)
1987 - Juha Kankkunen-Finlândia (Lancia)
1986 - Juha Kankkunen-Finlândia (Peugeot)
1985 - Timo Salonen-Finlândia (Peugeot)
1984 - Stig Blomqvist-Suécia (Audi)
1983 - Hannu Mikkola-Finlândia (Audi)
1982 - Walter Röhrl-Alemanha (Opel)
1981 - Ari Vatanen-Finlândia (Ford)
1980 - Walter Röhrl-Alemanha (Fiat)
1979 - Björn Waldegård-Suécia ( Ford)
1978 - Markku Alén-Finlândia (Fiat)
1977 - Sandro Munari-Itália (Fiat)
1976 - Lancia
1975 - Lancia
1974 - Lancia
1973 - Renault

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade