DTM

Criada em 1984, a Deutsche Tourenwagen-Meisterschaft (DTM) começou atraindo sete fabricantes: Audi, BMW, Mercedes-Benz, Ford, Opel, Alfa Romeo e Volvo. A competição tornou-se um campo de pesquisa para as montadoras, que desenvolveram freios ABS, câmbio semiautomático e chassi de carbono - tecnologias que gradualmente foram absorvidas pela indústria de automóveis.

A DTM precisou esperar um década para confirmar sua primeira grande estrela: Klaus Ludwig. O experiente piloto alemão, que já havia ganhado duas vezes a tradicional 24 Horas de Le Mans, e que sagrou-se tricampeão da categoria, com títulos em 1988 (Ford), 1992 e 1994 (ambos com a Mercedes-Benz).

Entre 1995 e 1999, o desejo de internacionalizar a categoria levou seus organizadores a trocarem o nome do campeonato de DTM para ITC (International Touring Car Championship). Apesar de correr em várias pistas europeias em 1995, e atraindo público, o custo da categoria passou a inviabilizá-la. Tanto que em 2000 foi decidido pelo retorno da DTM.

De volta às pistas alemã, a categoria assistiu à era de Bernd Schneider, que ganhou cinco campeonatos. De lá para cá, bons pilotos apareceram, com destaque para os bicampeões Mattias Ekstrom, da Suécia, e de Timo Scheider, da Alemanha. Atualmente, a DTM conta com apenas três montadoras: Audi, BMW e Mercedes-Benz.

Desde 2012, Augusto Farfus compete pela BMW. É o primeiro brasileiro a correr na categoria.

Campeões

Temporada Campeão
2015  Pascal Wehrlein
2014  Marco Wittmann
2013 Mike Rockenfeller
2012 Bruno Spengler
2011 Martin Tomczyk
2010 Paul Di Resta
2009 Timo Scheider
2008 Timo Scheider
2007 Mattias Ekström
2006 Bernd Schneider
2005 Gary Paffett
2004 Mattias Ekström
2003 Bernd Schneider
2002 Laurent Aiello
2001 Bernd Schneider
2000 Bernd Schneider
1996 Manuel Reuter
1995 Bernd Schneider
1994 Klaus Ludwig
1993 Nicola Larini
1992 Klaus Ludwig
1991 Frank Biela
1990 Hans-Joachim Stuck
1989 Roverto Ravaglia
1988 Klaus Ludwig
1987 Eric van de Poele
1986 Kurt Thiim
1985 Per Stureson
1984 Volker Strycek